Um carro movido a energia elétrica e capaz de percorrer 100 quilômetros com apenas R$ 6 foi apresentado no II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Latino-Americana da Sociedade Internacional de Energia Solar, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
O protótipo está sendo desenvolvido por um grupo de empresas, em parceria com a líder do estudo, a Itaipu Binacional. Por enquanto, 25 unidades já foram produzidas para que as empresas parceiras do projeto utilizem como protótipo e desenvolvam tecnologia nacional para o veículo.
Segundo o coordenador do projeto Veículo Elétrico no Brasil, Celso Novais, alguns fatores colaboraram para que a idéia começasse a ser implantada. Novais citou a preservação do meio ambiente, a capacitação profissional, a geração de emprego e renda, a pesquisa, o desenvolvimento, a tecnologia utilizada, além da possibilidade de geração de créditos de carbono e de um novo mercado consumidor.
Hoje são produzidos carros do modelo Fiat Palio Weekend. Se entrasse no mercado atualmente, o carro custaria o dobro de um movido a combustíveis fósseis. Entretanto, a intenção é de que os valores se equiparem ao dos carros utilizados hoje.
O carro demora oito horas para ser recarregado. Nas duas primeiras horas, 80% da bateria é carregada, mas há a possibilidade de cargas de minutos ou de menos horas para que se percorram menos de 130 km, média de uso de bateria cheia. Segundo Novais, a sensação do motorista é de direção de um carro pouco mais potente do que um veículo mil convencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário