Seu carro é rebaixado? Veja o passo a passo de como regularizar carros rebaixados.
Existe para alguns amantes de carros, o gosto porcarros rebaixados. Atualmente, rodar com um veículo rebaixado sem a legalização do DETRAN é considerado crime perante a lei. Mas entrou em vigor uma lei este ano que libera a legalização de carros tunados, como são popularmente conhecidos estes tipos de veículos.
De acordo com a resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito, (CONTRAN), foi permitido a usuários que acham justa tal modificação, rebaixar seus veículos ou fazer qualquer modificação na originalidade dos carros desde que estes sejam inspecionados por um órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, tal órgão que conhecemos mais pela sua sigla INMETRO. Tal inspeção emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), onde após testes realizados, constata que as modificações feitas não oferecem risco direto aos seus condutores.
A partir do inicio dessa resolução, houve um aumento considerável em empresas especializadas no serviço de tunning, termo em inglês e sem tradução direta usado para se referir a essa prática de modificação em carros.
Legalizando o carro rebaixado
Para conseguir a regularização do seu veículo, é preciso requisitar uma solicitação nos Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) antes de fazer a troca na suspensão (rebaixamento). Esta solicitação pode ser requisitada também por veículos modificados, porém eles pagarão uma multa pela prática feita sem prévia autorização.
Com todas as vistorias feitas, o veículo passa a ter em seu licenciamento a informação das modificações feitas assim como as novas medições do carro levando em consideração a nova altura, a distância entre o solo e o ponto do farol baixo do automóvel. Esta regra é valida para suspensões fixas, sendo proibidos sistemas móveis.
O custo para fazer a vistoria e emitir um novo documento é em torno de 500 reais e desde a aprovação da nova lei, a procura foi grande apesar do valor consideravelmente alto. Na vistoria são analisados cerca de 300 itens de segurança e se apenas 1 destes não apresentar bom desempenho o veículo não é liberado.
Os interessados em regularizar seus veículos tunados devem primeiro ir até um Centro de Registro de Veículo Automotores e solicitar a modificação, como já foi dito. Depois de autorizado, se dirigir até uma mecânica especializada para mudar o sistema de suspensão. Logo depois ir até uma empresa de inspeção credenciada ao Inmetro para fazer tal procedimento. Procedimentos feitos, as alterações são passadas para o DETRAN. Com o comprovante de inspeção em mãos, o motorista volta ao CRVA e solicita o documento do veículo. O documento é enviado ao cliente pelo correio. Somente após todos esses procedimentos que o motorista pode andar livremente sem correr o risco de receber multa ou ter o carro apreendido.
*Cortar os elos da mola: O método é bem simples, tem que fazer a desmontagem da parte da suspensão para a retirada da mola , depois de desmontado é levado em um equipamento aonde ele comprime um pouco a mola e assim faz-se a sua retirada do conjunto do amortecedor, corta-se a mola e na parte onde fica voltada para baixo é encapada geralmente por uma " mangueira " para evitar o barulho. Todo esse trabalho pode ser feito nas maiorias das oficinas.
*Esquentar os elos:
Esse método consiste em aquecer dois ou três elos fazendo-os se juntarem até encostar umas com as outras, depois de encostadas elas são soldadas para não baterem entre elas . Essa técnica deixa o carro até q "macio" comparando com os cortes da mola. O serviço tem que ser feito por um bom profissional Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensão.
*Comprimir a mola:
Tem que se fazer o mesmo processo de desmontagem e retirada da mola, as mesmas são contraídas com ajuda de uma máquina ou instrumento e levadas para um forno onde elas ficam por uma tempo e depois são retiradas e resfriadas assim mantendo a compressão. Essa técnica deixa o carro até q "macio" comparando com os cortes da mola. O serviço tem que ser feito por um bom profissional. As molas são resfriadas em um banho de óleo re-tempera a mola.
*Trabalhar o telescópio:
O telescópio (a base de apoio ) se essa parte for deslocada para baixo não vai ser necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos. Abaixando o telescópio obtêm-se mais conforto do que só cortar os elos.
*Alterar toda suspensão:
O conjunto da suspensão é toda alterada, as molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de "esportivos" aonde as molas tem menos espiras e o amortecedor tem um cursor menor. A vantagem é melhor conforto e melhor estabilidade nas curvas.
*Mexer na aste do amortecedor original:
Neste caso é cortado um elo (amortecedor é original), onde é aumentada a rosca superior de fixação em um torno mecânico e cortado a aste. Assim o amortecedor sobe, para dentro do carro juntamente com todo o conjunto amortecedor/mola. Esse meio deixa o carro até que confortável comparando em só cortar as molas.
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