Desde as primeiras horas da manhã, na agitação de um dia de trabalho e mesmo ao final do dia, quando aproveitamos para um curtir um cinema ou jantar fora, os pneus estão lá, nos levando para todos estes lugares. Mas e na hora de fazer a manutenção, nós nos lembramos disso?
A resposta é, infelizmente, não. Os pneus representam um dos itens mais negligenciados e a sua importância para a segurança do veículo, em contrapartida, é enorme.
Itens indispensáveis para a sua segurança:
Pressão do ar
A primeira coisa é checar no manual do veículo a pressão indicada. Faça a checagem a cada 15 dias, sempre com o pneu frio e em um posto próximo a sua casa - andar mais de 2km esquenta o pneu e invalida a marcação. A calibragem errada é um dos fatores que mais contribui para o desgaste dos pneus. Então, toda a atenção se faz necessária.
Quando devo fazer balanceamento?
Existem algumas “pistas” que indicam o momento correto de balancear os pneus. Observe se a banda de rodagem está desgastando de forma irregular ou se ao aumentar a velocidade o volante tem trepidações. Sempre que fizer reparos no pneu ou o rodízio (indicado para cada 5 mil quilômetros) é importante também realizar o balanceamento.

Neste caso é mais fácil identificar a hora certa: repare se o volante esta cantando nas curvas e se, em linha reta, ele fica descentralizado. Ao realizar o alinhamento você aumenta a eficiência da rodagem do pneu, a dirigibilidade e a eficiência na hora de esterçar.
Não se esqueça do rodízio
A cada cinco mil quilômetros é indicado que o posicionamento dos pneus seja trocado. Cada modelo tem um tipo de rodízio mais indicado, sendo necessário consultar o revendedor caso a caso. Fazendo o rodízio seus pneus duram mais, a estabilidade nas curvas melhora e a eficiência nas frenagens é maior.
O carro é mesmo uma paixão nacional, mas você sabe cuidar do seu carro? Convidamos Leandro de Assis Valentim, de uma empresa especializada em estética automotiva, para dar dicas de como manter o "aspecto de novo", proteger e conservar o seu automóvel. Confira:
Para iniciar jogue bastante água no carroceria, caixa de roda e partes baixas do carro. Se possível, utilize lavadora de alta pressão para economizar água e ser ecologicamente correto. Depois, use shampoo neutro (pode ser comprado em supermercados). Dissolva ele em um balde com água e use bucha de espuma para espalhar no veículo. Comece a lavar o carro pelo teto, depois capô, traseira e portas até na metade. Em seguida, retire sabão destas partes. O que sobrar do shampoo no balde, lave as partes baixas: meio da porta para baixo, para-choques, caixa de rodas, entre as portas e finalizando as rodas. Jogue água novamente para retirar o shampoo. Observação: não lave o carro ao Sol. Somente à sombra. Os produtos de limpeza expostos ao Sol poderão, se mal utilizados, manchar a pintura do seu veículo. Mantenha a bucha sempre limpa: se cair no chão, lave novamente antes de passar na pintura do carro para não arranhar.
Sempre brilhando: como proteger a pintura
A solução para remover manchas é fazer a proteção de pintura, que é um tratamento com resina acrílica exclusiva para conservar e proteger a pintura do carro de agentes naturais como Sol, maresia e chuva ácida. E além destes benefícios, dispensa o uso de ceras e polimento. Durante a garantia há manutenções periódicas para limpeza e manutenção do serviço.
Para evitar manchas sugiro também não colocar carro perto de árvores, e verificar a pintura semanalmente, devido aos respingos de pinches e impurezas de fezes de pássaros que são corrosivas. Ao perceber estas impurezas retirar imediatamente, com água ou shampoo neutro.

Ação do Sol e do tempo sobre os estofados de couro traz ressecamento e retira profundamente a “vida” do couro. A hidratação e higienização recupera sua umidade natural, conservando-o macio e confortável. Recomendamos utilizar produtos próprio para couro. Comum como dica na internet, creme corporal não é recomendado. Recomendamos hidratação semestral.
Bancos de tecido: manchas e cheiros desagradáveis
Para prevenir desses problemas, indico o serviço de impermeabilização de tecidos. A impermeabilização tem a função e conservar tecidos e proteger o banco de acidentes como queda de água, refrigerantes e outros. Ele protege também dos grãos de poeira e substancias pastosas. Se derramar, só tirar o excesso e limpar com detergente neutro ou sabão de coco líquido. Aspire periodicamente.
Película de controle solar: pano limpo e água
Quando a pelicula fica roxa é um sinal de que ela está com defeito. Solução é substituir. Para conservá-la é necessário utilizar pano limpo ao limpar os vidros e não utilizar produtos de limpeza, somente água. O limpador do para-brisa não danifica a película, pois ela é instalada na parte interna do carro. Se o limpador estiver arranhando o vidro, está na hora de trocá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário